segunda-feira, 13 de abril de 2015

Tendências pedagógicas no filme A Escola da Vida

 Sabe-se que os principais métodos e abordagens de ensino-aprendizagem utilizados pelos docentes são diferentes em cada período da história, e devemos sempre considerar as exceções ao estilo predominante. A narrativa do filme A Escola da Vida acontece, provavelmente, em um momento de transição de tendências pedagógicas. Pode-se perceber que entre os professores que já trabalhavam na escola há algum tempo, a metodologia mais disseminada antes da chegada do Sr. D. era a Pedagogia Liberal Tradicional. Neste tipo de concepção, o professor - considerado como o detentor do conhecimento e, portanto, é o centro da aula, o sol, - e temos uma postagem sobre isso  - transmite seu conhecimento de forma unilateral e, dessa forma, desconsidera a carga histórica, social e cultural de que cada um de seus alunos dispõe. Sendo assim, os alunos são, de certo modo, impedidos de construir seu próprio conhecimento e, ao invés disso, aceitam os conteúdos como a única verdade, visto que pensam ter um superior frente à turma e que este sempre os passará seu "conhecimento verdadeiro". O professor Matt, por ser um seguidor estrito da tradição em que os valores sociais da sua época devem ser respeitados, não abre espaço - pelo menos por um grande período de tempo -  para a reflexão sobre seus próprios métodos.
O novo professor, por sua vez, aplica sua abordagem diferenciada, isto é, começa a colocar em prática uma Pedagogia Liberal Renovada (ou Renovadora) nas suas aulas de história, a partir da qual ele busca incentivar a participação ativa dos alunos e a construção do conhecimento por parte de todos. Ao ver como a criatividade e a disposição do Sr. D. têm mudado o cenário de ensino-aprendizagem na escola, até mesmo Matt tenta mudar a maneira como suas aulas são ministradas.
É possível perceber que nas escolas atuais, mesmo que existam pesquisas e direcionamentos para os professores, como as OCEM & PCNSs, as Pedagogias ainda ocorrem simultaneamente em diversos contextos. No entanto, deixou-se de discutir qual delas é a melhor ou a pior e passou-se a entender que há uma(s) que mais se adapta(m) à situação em que uma sociedade de encontra.